domingo, 15 de fevereiro de 2009

NÃO TERCEIRIZE SEU FILHO


"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Uma das novas palavras advindas com a globalização é "Terceirização". A idéia é "passar para outro fazer". O termo é bem conhecido nas transações comerciais. Outrora, a indústria da moda tinha sua marca definida. Significava bom gosto. Dizia-se: "Esse é um Pierre Cardin" – e dava a entender que tudo saía do gosto mágico do grande estilista francês. Hoje, você examina uma roupa de griffe e, para espanto, lê: "Made in China" ou "Made in Indonesia"... ou seja: terceirizou!
Não terceirize a tarefa de cuidar do seu filho. É a "ordem do dia" as mães terceirizarem seus filhos. Claro, são delas – mas só os vê alguns minutos à noite. Durante o dia os filhos são "terceirizados" pela babá, para o hotelzinho, para a Xuxa, sei lá para quem mais! É seu o privilégio único de tê-lo nos braços.
Não terceirize a formação do caráter do seu filho. Esta tarefa não foi dada à escola e nem à Igreja. O tempo que é gasto na escola e na Igreja é muito pequeno em relação ao que se gasta em casa e na rua. Outro detalhe importante é que, na Igreja e na escola, a educação é mais formal. É grupal. Temos pouco espaço para um encontro face a face. É no lar onde acontece a verdadeira formação do caráter. A igreja e a escola apenas a reforçam.
Não terceirize a participação nas decisões que seu filho precisa tomar. Esteja perto dele. Viva cada momento com o seu filho para que, chegando a hora em que ele tiver que tomar decisões, você seja participante das decisões mais importantes da vida dele. A decisão de seguir a Jesus, sua vida profissional, a primeira namorada, dentre outras importantes escolhas da vida.
Não terceirize o privilégio de estabelecer limites ao seu filho. Se não participar deste momento do estabelecimento de limites, seu filho vai crescer desorientado. Ele vai aprender a sempre ouvir um "SIM", e o "NÃO" será sempre rejeitado.
Pensamento: Ensine ao seu filho que a vida é feita de limites.

(Recebido da Suzanita.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário