quarta-feira, 11 de março de 2009

Sua trilha sonora...


Sua trilha sonora


Quem tem, no mínimo, entre 25 e 30 anos - ou nenhum dos dois, mas é curioso - deve se lembrar daquele programa comandado pelo “homem do baú”, chamado “Qual é a música?”, onde, no palco, uma gincana musical testava o conhecimento musical de artistas do sexo feminino e masculino. A maior diversão pra quem assistia – pelo menos a minha – era de tentar, junto com aqueles artistas, adivinhar justamente qual era a música. Dicas, notas musicais, palavra-chave e sílabas eram lançadas na intenção de ativar a memória musical para que, enfim, depois de muito pensar e responder, a gente ouvisse a orquestra, ao vivo, no palco, o coral e os dubladores “cantando a resposta certa” – comemorada por uns, lamentada por outros.


Tem gente que joga esse jogo todos os dias. Às vezes uma palavra, uma expressão, uma pessoa remete a uma trilha sonora especial, marcante, inesquecível. Ou o contrário: a música leva para um momento, uma imagem, ou alguém que significa (ou significou) muito na vida.


Embalado por essa reflexão, pense agora: “qual é a sua música?” Sim, a sua música. Qual música te toca, te embala, te remete a coisas boas – ou momentos difíceis, reproduz o ritmo da sua vida?


Valsa, tango, funk... samba, bossa nova, reggae... rock, funk, bolero... ritmos, melodias, compassos que nos levam a um mundo único, de sensações únicas. A música, com todas as suas propriedades, tem também o dom de revelar nosso estado de espírito.


É claro que cada um tem o seu gosto musical - como já se ouve há tempos dizer, gosto não se discute. E olhando exatamente pra esse gosto, que é só seu, você já parou pra pensar em qual estilo musical está “te embalando” neste momento da sua vida?


Já parou pra pensar que a sua vida pode estar repleta de trilhas sonoras? Nossa rotina, geralmente corrida, faz, muitas vezes, a gente não se atentar tanto para isso. Mas agora, pense: que música te faz pensar num momento muito especial? Que ritmo acompanhou você em determinada situação – numa viagem, num acontecimento importante, num encontro, numa conquista, até mesmo em uma situação não muito agradável? Que música te faz “passear pelo túnel do tempo” de sua vida?


Têm musica que fala com a gente. Letras maravilhosas, melodias penetrantes, envolventes, espirituosas, contagiantes, que nos “põem pra cima” ou acompanham nossos momentos de maior reflexão. Boas músicas têm suas histórias. Boas músicas também podem fazer a nossa história.


Experimentei o prazer de fazer a trilha sonora das minhas últimas férias. Músicas que, para mim, a partir de agora, serão especiais pelos momentos as quais elas me remeterão. Não sei quando serão as próximas... mas a experiência foi tão boa que não pensarei duas vezes em fazer isso novamente.


Sempre é tempo... descubra e desfrute do valor de saber qual é a sua música.


(por Renata Leite - http://www.primeiroprograma.com.br/site/website/blog/renata)


******************************************************

Ci>> Vou responder primeiro, mas se quiserem deixar coments sobre seu momento, por favor fiquem a vontade... meu momento é pura música latina, salsa, merengue, muuuuuuuuuuuuuuitas bachatas... to embalada pelo "ritmo quente", minhas trilhas sonoras atuais são romanticas, encantadas, que me trazem esperança, me mantém firme no meu propósito... o cantor que mais tenho ouvido é Marc Anthony (mas confesso que ando ouvindo um sambinha do Belo e do Doce encontro vez em quando...rs)... por ser uma pisciana, não vivo sem música, não faço absolutamente nada sem música... não me concentro sem música!




Acredito que quando oferecemos uma canção a alguém, é porque queremos que esta pessoa a ouça por algum motivo, as vezes uma letra, uma frase, uma palavra, um ritmo... nunca é por acaso, há sempre algo que nos tenha tocado e nos tenha feito pensar nesta pessoa. Uma vez eu li que "sabemos que amamos alguém quando conseguimos ler e sentir esta pessoa em uma canção". Amor, no amplo sentido da palavra, amor amigo, amor irmão, amor paternal, maternal, amor e ódio, amor guardado, escondido, secreto, escancarado, platonico, real, AMOR... Seja ele qual for... quando ouvimos uma música e no mesmo instante sentimos que "tal" pessoa deve ouvi-la por "tal" motivo, é porque, de alguma forma, a amamos muito!

Um comentário:

  1. Minha vida vive em função da musica... respiro musica tenho a filosofia Rock In Roll

    Sou 24 horas em função dessa bela artes e tbm entre tantas outras

    Bjossss

    ResponderExcluir