segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ética

Ética
Ética é o conjunto de valores e princípios que eu e você usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: "Quero - Devo - Posso"
Quais são os princípios que usamos em nossas vidas?
- Existem coisas que eu quero mas não devo;
- Existem coisas que eu devo mas não posso;
- Existem coisas que eu posso mas não quero.
Quando é que você tem paz de espírito? Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e é o que você deve.
Como se define a ética? Através dos modos, através do exemplo, através de princípios da sociedade, religiosos ou não; através de normatizações...
Há vinte anos, num auditório, algumas pessoas fumariam e outras não. Há dez anos haveria uma placa: "É proibido fumar". Hoje não é mais preciso nenhuma imposição, ninguém fuma por censo comum. Às vezes isso surge como norma. Quando o cinto de segurança passou a ser obrigatório no Brasil, tinha gente que até vestia a camisa do time de futebol Vasco da Gama (que é branca com uma faixa transversal preta) só para enganar o agente da lei, tal a má vontade em obedecer a essa normatização. Hoje, todo mundo entra no carro e automaticamente coloca a faixa, sem nem lembrar da multa. - Isso significa que a ética vai se construindo.
Não existe ninguém "sem ética". O deputado que frauda, rouba, o falso amigo que mente e engana e o patrão que explora seus empregados? Esses têm uma ética contrária à ética da maioria. São "antiéticos". Mas isso ainda é um tipo (deturpado) de ética.
(Mário Sérgio Cortella, filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC/SP, onde é professor-titular da Pós-Graduação em Educação; autor do livro “Qual é a tua obra”, dentre outros)
*******************************
Ci>> Principios basicos de convivencia: 'meu limite termina quando começa o do próximo' (o inverso é válido também!), 'tudo me é lícito, mas nem tudo me convém', 'não faço para o próximo o que não quero para mim'... bonito, mas pouco praticado... e deveria, pois faz parte da convivencia tranquila entre pessoas com diferentes interesses em um mesmo ambiente. Mas é preciso realmente que seja praticado todos os dias, em todos os lugares onde estamos, com quem dividimos, em todas as nossas ações... repetição leva a perfeição.... ;), que tenhamos uma semana MARAVILHOSA, e cheia de boas notícias! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário