quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ponha vida em tudo o que você fizer

O entusiasmo, ou a falta dele, evidencia-se através de tudo o que você faz ou diz. Ponha vida no cumprimento que dirigir a alguém. Quando você der um aperto de mão, aperte de verdade. Faça com que ele diga “Muito prazer em conhecê-lo.” “É uma satisfação vê-lo de novo.” Procure uma pessoa que tenha obtido sucesso na vida e que lhe dê um aperto de mão dessa espécie. Vai levar muito tempo para encontrá-la.
Dê vida aos seus sorrisos. Sorria com os olhos. Ninguém gosta de um sorriso forçado. Quando você sorrir, sorria de fato. Pois quando você sorri de verdade, os outros vêem uma personalidade entusiasta, calorosa, alguém que lhes é agradável e de quem gostam.
Verifique seus “agradecimentos”. Um “muito obrigado” rotineiro, automático é quase apenas um engrolar de palavras. Nada mais é do que uma expressão. Nada diz. Não traz nenhum resultado. Faça com que o seu “muito obrigado” signifique “muitíssimo obrigado”.
O Dr. James F. Bender, notável autoridade em locução, diz em seu excelente livro How to talk well (Como falar bem): “O seu ‘Bom dia’ é realmente bom? O seu ‘parabéns!’ é entusiástico? O seu ‘como está passando?’ demonstra interesse? Quando você adquirir o hábito de colorir suas palavras com sentimentos sinceros, notará um grande progresso na sua capacidade de prender a atenção.”

(do livro: “A magia de pensar grande” – David J. Schwartz)
-----------------------------------------------------------
Ci>> Tudo a que dedicamos um minuto que seja de atenção merece vida, merece ser o melhor que podemos fazer, ou oferecer. Não há dinheiro que pague o sorriso de agradecimento de alguém que recebeu algo de nós (ainda que um favor), e que perceba que naquele gesto houve comprometimento, perceba que há energia nossa no que foi feito. Não há recompensa maior do que um 'Obrigado' cheio de sentimento, recebido de alguém que pôde, através de algum gesto nosso, sentir que fomos inteiros ao exercê-lo em seu favor. A Gratidão é a maior recompensa que podemos oferecer ao próximo, como sinal de caridade e amor! Nunca faça absolutamente nada que não saia da vontade, da sua essência, que você não esteja 100% de acordo ou fazendo de coração. Se for para fazer só por fazer, Não Faça!

Um comentário:

  1. Pessoas que conseguem pôr vida em tudo o que fazem são pessoas cheias de vida de verdade. E ficar próximo a essas pessoas é uma experiência única, agradável, chego a dizer aconchegante.
    Aqueles que conseguem "dar vida" em tudo o que fazem, conseguem colocar cores até mesmo em dias e momentos gris. Pessoas assim tem sempre muito a nos ensinar, ensinar sobre a vida... e na maioria das vezes nos passam muita sabedoria numa simplicidade que chega a ser inacreditável. Em muitos momentos não é necessário nem mesmo que pessoas assim falem algo, sua presença, seu olhar, seus gestos já dizem tudo. Que tenhamos a sensibilidade de reconhecer essas pessoas em nossas vidas e possamos tê-las como exemplos para nosso próprio crescimento como ser humano.

    ResponderExcluir