terça-feira, 25 de maio de 2010

Emoções

Todos os dias sentimos diversas emoções, e a maior parte delas decorre de pensamentos que nos comovem...

As emoções puras, aquelas que todos conseguem expressar através da expressão facial são: medo, raiva, amor, tristeza, alegria e aversão.

Entretanto, assim como as cores básicas se misturam em infinitas matizes, as emoções podem assumir infinitas nuanças a partir da mistura das suas "cores" fundamentais...

A saudade, por exemplo, é emoção mista; é uma mistura de amor com tristeza...

O ciúme, por sua vez, mistura amor, raiva, medo e tristeza. Já, pular de pára-quedas provoca medo e alegria ao mesmo tempo!..

Todos os dias experimentamos uma série de emoções que surgem antes do pensamento; são as chamadas emoções primárias ou instintivas. No entanto, a maior parte das emoções brota dos pensamentos. Se pensamos em coisas alegres, sentimos alegria. Se pensamos em coisas tristes, sentimos tristeza. Se pensamos em coisas irritantes, sentimos raiva!

Portanto, há como controlar as emoções ruins; basta parar de pensar em assuntos ruins que essas emoções simplesmente desaparecerão.

(texto de Wanderley Pires, do livro "Qualidade de Vida" – Ed. Komedi)

TOQUE DE LUZ

Paz
A paz é um poder. É ela quem capacita você a caminhar pela vida com dignidade e facilidade porque você não pára devido a dúvidas e perguntas. A paz dá segurança; através dela você leva consigo a certeza de que é um ser inestimável e assim é a sua vida. Tenha sempre esses pensamentos em mente; são pensamentos simples que fazem com que você continue e avance em seu caminho.

(Toque Brahma Kumaris)

*************************************************

"O sol já nasceu na estrada nova e mesmo que eu impeça ele vai brilhar. Lembra, se puder, se não der, esqueça... de algum jeito vai passar".
(Oswaldo Montenegro)

 

Textos do site do primeiro programa, 25-5-2010

 

Ci>> Difícil conter as emoções quando estamos submersos nelas... na verdade, mais difícil é filtrá-las e deixá-las fluir sem medo de se machucar, ou de ferir alguém.. pq as emoções, ainda que para o ser mais racional do mundo, guiam nossas ações, nos colocam em situações nem sempre fáceis de entender, ou de passar... somos fruto daquilo que sentimos, e é exatamente o que sentimos que exala o “eu” verdadeiro para quem nos vê de fora... Quando não sentimos nada, sentimos tudo mais internamente, intimamente. Quando sentimos muito, sentimos mais do que precisávamos sentir, mais do que queríamos sentir, sentimentos que borbulham e que quase sempre não sabemos exatamente o que fazer com eles.Sentimentos fazem parte do dia-a-dia, fazem de nós o que de melhor ou de pior podemos ser. Por isso SOMOS RESPONSAVEIS por absolutamente tudo o que pensamos, pois são os pensamentos que envolvem e direcionam os sentimentos que expressamos, e é daí que trazemos o nosso melhor ou o nosso  pior à tona! Vigilia e Reforma Intima Sempre, essa é a receita para não pensarmos ou sentirmos o mal...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário